CERÂMICO ou PORCELÂNICO?
No meio de tantas opções, esta é uma dúvida muito comum na escolha dos acabamentos cerâmicos na construção e reabilitação de espaços.
Os dois materiais são realmente semelhantes, contudo possuem qualidades e características distintas. Nenhum é melhor que o outro, são diferentes, com diferentes preços, mas existe um mais adequado do que o outro para determinadas finalidades, zonas de aplicação e até níveis de exigência:
ESTÉTICA:
A KONSTRUMAT oferece uma variedade de cores e tamanhos de ambos os tipos. Opções para todos os gostos!
Em termos de sofisticação, o porcelânico costuma ganhar preferência. É mais homogéneo do que o pavimento cerâmico e, na sua versão polida, o brilho é imbatível. Entretanto, com a tendência da decoração a apontar na direcção dos acabamentos mate e ou com menos brilho, os pavimentos cerâmicos voltam a disputar em pé de igualdade, a preferência do consumidor, mas só em termos estéticos.
MATÉRIA-PRIMA:
O pavimento cerâmico é composto de 70% de argila, e tem sempre na sua superfície a aplicação de um decorativo, vidro, o que poderá ir mais de encontre à vertente decorativa, conferindo um bom resultado estético. O porcelânico é feito á base de 70% de pó de minerais rochosos, o que o torna mais impermeável, duro e resistente – o seu nível de absorção de água é extremamente baixo, também por isso é necessário colas flexíveis e com fixação mais resistente. É excelente para todo o tipo de exteriores.
RESISTENCIA
Um dos factores que influenciam a resistência do pavimento é a temperatura de cozedura durante a produção. O pavimento cerâmico é produzido em forno com cerca de 800 ºC, enquanto que o porcelânico tem no seu processo de cozedura os impressionantes 1200 ºC. Quanto maior a temperatura de combustão, maior a resistência do material. Sendo assim, o porcelânico é mais resistente e duradouro que o cerâmico o que para zonas de elevada trafego de pessoas e equipamentos, zonas de trabalho em moradias e outros espaços residênciais, exteriores e outros, é sempre uma melhor solução.
VERSATILIDADE
Uma característica interessante do porcelânico é que tem opções que imitam perfeitamente alguns acabamentos como a madeira e a pedra natural. Tendencialmente nota-se maior procura no porcelânico do que nas tijoleiras cerâmicas, apesar do PorceLânico ser mais caro, tem também maior garantia de durabilidade e resistência e por isso justifica o investimento.
Concluindo, cada ambiente e estilo de decoração pede um tipo de porcelânico ou cerâmica apropriado, que se adapte às suas necessidades, não só visuais, mas também características técnicas para a aplicação pretendida. Numa construção residencial, por exemplo, o pavimento do quarto, sala, pode ser mais liso e brilhante, diferente do chão da casa de banho, cozinha, exteriores, onde habitualmente pode ser mais frequentemente ter presença de água. Para sua protecção não convém que sejam escorregadios.
Em espaços como bares, restaurantes, edifícios públicos, escritórios, hospitais, hotéis, Hall de entrada de edifícios, o nível de exigência em termos de resistência à abrasão, resistência ao impacto e agressões que sofrem os pavimentos é muito superior, por isso aqui deverá sempre aconselhar-se bem qual o produto mais adequado.
Na Konstrumat procuramos compreender as necessidades e as áreas de aplicação dos produtos para poder aconselhar o melhor possível os melhores produtos para cada utilização.